quarta-feira, 13 de maio de 2020

Trem-bala: interpretação de texto (8o ano)



Trem-bala

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós
É saber se sentir infinito num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar...
E então fazer valer a pena
cada verso daquele poema sobre acreditar...

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações
A gente não pode ter tudo...
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos e os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás...

Segura teu filho no colo,
Sorria e abrace os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro,
E a gente é só passageiro prestes a partir

(Ana Vilela)
01) Justifique o título da música, associando-a ao seu contexto: 

02) Que efeito a autora conseguiu ao usar as negações em alguns versos?

03) Transcreva da música trecho que tenha despertado o seu interesse de forma especial, explicando o porquê:

04) Que crítica encontra-se presente na música e a quem ela se refere? Explique:

05) Existe, no texto, alguma espécie de refrão? Se sim, qual? Se não, o que isso pode revelar?

06) Qual a importância dos verbos no modo imperativo (verbos que expressam ordens) presentes na última estrofe?

07) O texto se assemelha a uma colcha de retalhos, sendo que cada retalho equivale a um conselho. Qual seria o conselho geral? Explique:

08) De que conselho isolado você mais gostou? Por quê?

09) Que mensagem a letra da música lhe transmitiu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário